sexta-feira, 22 de agosto de 2008

User's guide - Centro Português de Fotografia


De um Chão Nosso Mário Mesquita
Bases fotográficas para um Inquérito à paisagem construída das aldeias do Douro Vinhateiro
O documento apresentado, produzido a partir de uma reportagem fotográfica realizada durante o ano de 2007, toma a forma de umas bases fotográficas para um Inquérito, um inquérito regional, através das quais se possibilita o entendimento da realidade construída de um conjunto abrangente de aldeias que, dispersas no território duriense, formam entre si uma rede com significado, sentido e conteúdo identitário.
É um trabalho que pretende registar e fixar em suporte fotográfico sítios, percursos, edifícios e conjuntos edificados mais ou menos anónimos, mais ou menos chãos, descendo à escala dos materiais e dos pormenores, contribuindo para a valorização dos contextos das comunidades em torno do vale do Douro.
»02 novembro
Viagens Manuel Araújo
Estes registos de viagem datam de um período em que, a mudança do século/milénio, para muitos seria o fim…
Viajar no velho continente, por países culturalmente diferentes ou mesmo por outros até bem semelhantes ao nosso, foi o chamamento ao qual Manuel Araújo não conseguiu resistir.
Como não se dissocia da sua câmara de 35mm, foi captando, a preto e branco, imagens que visualmente nos transportam para além fronteiras. Deixam-nos as cores, os cheiros, as vestes, os monumentos e tudo o mais que nos deslumbra ao ter a visão ampliada de cada fotograma.
"Quando a percepção visual nos traz algo de feliz, só temos que a captar e dá-la a ver ao mundo."
»14 setembro

Sem comentários: