quinta-feira, 22 de maio de 2008

user's guide - arquitectura

#01. David Adjaye > Recent Works

conferência em trânsito oasrn #019
David Adjaye (Tanzânia, 1966), formou-se no Royal College of Art em Londres, e estagiou no Porto, no atelier de Eduardo Souto Moura, na década de 80. Fundou o seu atelier em 1994, em 2000 reorganizou-o como Adjaye/Associates. É professor convidado na Harvard Graduate School of Design. Foi também apresentador de programas tv e rádio da BBC , "Dreamspaces" e "Building Africa: Architecture of a Continent ".
A sua obra está já publicada em 2 monografias da Thames & Hudsonm, "David Adjaye Houses: Recyling, Reconfiguring, Rebuilding" , 2005 e "Public Buildings Specificity Customization Imbrication ", 2006, na sequencia da exposição na Galeria Whitechapel em Londres.
Adjaye/Associates , tem desenvolvido projectos que abrangem diversas escalas, públicos e geografias, destaque para as bibliotecas “Idea Store” em Londres, “Bernie Grant Centre” em Tottenham, “The Nobel Peace Center” em Oslo, Noruega; colaborações com artistas, como Chris Ofili e Olafur Eliasson, na concepção de exposições e pavilhões temporários tanto no Reino Unido como em Nova Iorque; as casas para: o designer alta costura Alexander McQueen, o fotógrafo Juergen Teller, o actor Ewan McGregor, os artistas Jake Chapman e Chris Ofili.
A Conferência será em inglês, sem tradução. A entrada é livre (é obrigatório o levantamento de ingressos na bilheteira da CdM).
Casa da Música - Terraço
23 de maio (sexta-feira)
21h30 entrada livre [é obrigatório o levantamento na bilheteira CdM]

02# 5+5 exposição de arquitectura
Giornate della Cultura Italiana a Oporto
O Consulado Honorário de Itália no Porto e o
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa inauguram a 24 de Maio, Sábado, 16h00, a exposição de arquitectura e arte contemporânea "5+5" na Biblioteca Municipal Almeida Garrett - Galeria do Palácio, inserida nas "Giornate della Cultura Italiana a Oporto",
A mostra propõe uma visão das mudanças ocorridas nos últimos anos na paisagem urbana de Turim e na paisagem agreste da região (Piemonte), documentada e redesenhada por artistas atráves da objectiva das suas máquinas fotográficas.
A inauguração de "5 5" será assinalada com uma visita guiada pelo comissário Edoardo Di Mauro, Professor da Accademia Albertina di Belle Arti e Director do Museo di Arte Urbana de Turim.

Exposição>
Biblioteca Almeida Garrett
24 de maio a julho
Segunda: 14h - 18h; Terça a Sábado: 10h - 18h
[++]

03#Rethinking Le Corbusier Seminário
Beatriz Colomina, William Curtis, Josep Quetglas, ...
A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, a Fundação Le Corbusier, o Museu Berardo e a Fundação EDP organizam a 27 e 28 de Maio o Seminário Internacional ReThinking Le Corbusier no Museu da Electricidade, Lisboa.A pretexto da candidatura da obra de Le Corbusier a Património Mundial da UNESCO e da exposição patente no Museu Berardo, este Seminário Internacional, pretende recolocar na discussão disciplinar da arquitectura, o legado da obra do mestre do modernismo. Participam: Ana tostões, Beatriz Colomina, João Luís Carrilho da Graça, Stanislaus von Moos, José António Bandeirinha, Manuel Tainha, Ricardo carvalho, André Tavares, Arthur Rüegg, Josep Quetglas, João Rodeia, William Curtis, Carlos Eduardo Comas, Michel Toussaint e Diogo Seixas Lopes.
Museu da Electricidade [Lisboa]
27.28 maio
inscrições e informações aqui

Sem comentários: